0 Flares 0 Flares ×

Aggiunta olio motore

Qual é o óleo ideal para o meu carro?

O lubrificante ideal para utilizar no seu carro é aquele que apresenta as especificações constantes do Manuel do Proprietário. Não se deixe levar pelos argumentos do frentista do posto que pode querer fazer você comprar um óleo “igual mas mais barato” ou um outro “de melhor desempenho”. Siga sempre a orientação do fabricante.

Classificação SAE

A classificação SAE se baseia na viscosidade do lubrificante e estabelece três categorias:

Óleos de verão (SAE 20, 30, 40, 50, 60): comportam-se bem em climas quentes, mantendo sua viscosidade mesmo quando submetidos a altas temperaturas.

Óleos de inverno (SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W): têm maior a capacidade para suportar baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar sua bombealidade.

Óleos multiviscosos (SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50): apresentam um comportamento diferente quando submetidos a temperaturas diferentes, podendo ser usados tanto no inverno quanto no verão. Um óleo SAE 20W-40, por exemplo, comporta-se como um óleo 20W no inverno e como um óleo 40 no verão.

Vamos manter o nível?

Verifique o nível do óleo semanalmente. Pela manhã, antes de dar a partida no motor, certifique-se de que o automóvel esteja num piso nivelado. Retire a vareta do óleo, limpe a extremidade com um pano ou estopa, insira e retire novamente. O nível do óleo deve estar entre as marcas “Min” e “Max”. Se o óleo estiver abaixo da Marca “Min”, abra a tampa do cárter e complete o nível. A cada milkm rodados, é normal que haja a necessidade de completar o óleo do motor em até 1 litro.

E o filtro?

Substitua o filtro de óleo em todas as trocas. Caso você mesmo for realizar a operação, certifique-se de que retirou a borracha de acoplamento do filtro antigo antes de instalar o novo filtro. Se houver indícios de vazamento de óleo no filtro, leve seu carro ao seu mecânico de confiança.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×